Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Missão da Proteção da Mãe de Deus mencionada em entrevista de Dom Leônidas

Os Desafios da Igreja na America do Sul: fragmentos de uma entrevista de Dom Leônidas, Bispo da Diocese da Argentina, do Brasil e da America do Sul (Patriarcado de Moscou), concedida a Igor Varlamov, da Agencia Tass.

Pergunta: O Sr. acabou de fazer uma visita ao Brasil em Brasília, onde serviu a Divina Liturgia na recem criada paróquia dedicada ao ícone da Mãe de Deus Odigirita. Como é o atual estado das coisas nas paróquias ortodoxas brasileiras da diocese?

Dom Leônidas: Não foi apenas a primeira visita pastoral à Brasília, mas também a primeira liturgia, celebrada por um bispo da Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou.

Recentemente recebemos esta comunidade em nossa diocese, ordenamos um sacerdote para servir a ela. Claro, fiquei muito feliz de ver que cerca de uma centena de pessoas - pessoas de diferentes nacionalidades e filiações lingüísticas - estavam na Liturgia. Todos eles compartilham a condição de serem ortodoxos. A confluência de um grande número de pessoas foi para mim um auxilio espiritual significativo.

Sobre a Igreja no Brasil, com base na minha experiência do um ano e quatro meses de minha obediência, posso dizer que no maior país da América do Sul temos a certeza de que cresce a fé ortodoxa.

Como disse, apenas agora estabelecemos uma paróquia em Brasília, mas recentemente uma paróquia foi estabelecida na cidade de São Paulo, e já temos um clérigo fixo para esta comunidade.

No nosso próximo sínodo, vamos registrar o estabelecimento de uma comunidade de lingua portuguesa para a Cidade do Rio de Janeiro.

Até agora, no Rio de Janeiro contávamos apenas com a Paróquia de Santa Mártir Zenaide, mas observando o crescimento dos fiéis de lingua portuguesa no Rio de Janeiro, consideramos adequado edificar uma comunidade voltada para este desenvolvimento. Dois diáconos zelam por esta comunidade.

Um deles é o Padre Marcelo, que ainda serve na Paróquia Santa Mártir Zenaide, e o segundo é o Padre Roman, que está servindo na Catedral de Buenos Aires para adquirir experiência, e que tem como perspectiva a ordenação sacerdotal.

Nas paróquias, vemos cada vez mais paroquianos e pastores ativos.

É perceptivel como o trabalho do clero no Brasil é árduo e muito diversificado. Acredito que hoje a vida religiosa ortodoxa em solo brasileiro está se desenvolvendo e enriquecendo, como é o desejo de nosso guiamento diocesano.

 

Pergunta: Sua diocese é geograficamente a mais extensa da Igreja Russa e a mais distante do centro (Moscou). Quais as especificidades, algo com o qual o Sr. não tenha encontrado antes em suas atividades arquipastorais?

Dom Leônidas: Como você sabe, essa é a minha primeira cátedra, pois fui nomeado Bispo recentemente (Junho de 2013 aproximadamente). Antes tinha servido no Egito, no Cairo, um trabalho de representante do Patriarca de Moscou e Toda a Rússia junto ao Patriarca de Alexandria e de toda a África.

África e América do Sul são dois continentes muito diferentes, mas ambos são muito grandes e interessantes.

Eu ainda não visitei todas as comunidades que me foram confiadas, mas agora eu posso dizer que aprecio o continente. Em primeiro lugar está o fato de que este continente é cristão. A natureza é abundante e bela, e as pessoas que vivem aqui, a maioria delas, são dotadas de uma beleza espiritual interior.

 

Pergunta: O que o senhor, na véspera de um novo ano, pode falar sobre os seus planos ?

Dom Leônidas: Basta lembrar o ditado: "Se você quiser fazer Deus rir, conte a Ele sobre os seus planos para amanhã."

Mas é claro, temos uma idéia sobre o que fazer. A diocese, como já disse, é extensa e todos os povos ortodoxos estão esperando pelo seu bispo. Eu já visitei quatro vezes o Chile, cinco vezes o Brasil, duas vezes o Peru, e claro, fiz muitas viagens dentro da Argentina.

Irei a Venezuela para ter uma reunião com o Presidente Nicolas Maduro, afim de dar continuidade aos acordos iniciados entre o falecido presidente Hugo Chavez e o nosso Patriarca Cirilo. Esta será uma reunião muito importante.

Vamos visitar o Equador, o Panamá e o Chile. Novamente no Brasil irei à Amazônia - mais precisamente Manaus, pois lá também temos uma comunidade que estou acompanhando o processo de fundação.

Por fim, não posso ignorar as outras muitas atividades diárias e eventos especiais, incluindo a tão importante Conferência de Bispos Ortodoxos nas Américas. Então, há uma abundância de obras. Peço a Deus força física e espiritual, pois com a ajuda de Deus, acredito que teremos sucesso.

 

Share This:



< PreviousNext >