Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Radonitsa
Hoje é celebrado o oficio de recordação dos mortos.

Hoje, no nono dia depois da Páscoa, nos templos ortodoxos é celebrado o oficio de recordação dos mortos.

A Igreja exorta neste dia os cristãos a não chorar a morte dos seus próximos, mas, pelo contrario, alegrar-se com o seu ingresso numa vida nova e futura reintegração em Deus.

 “Radonitsa”,  na língua eslava antiga significa “alegria”.

Leituras

1 Coríntios 15:39-57

39 Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. 40 E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. 41 Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. 42 Assim também a ressurreiçäo dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupçäo; ressuscitará em incorrupçäo. 43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. 44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adäo, foi feito em alma vivente; o último Adäo em espírito vivificante. 46 Mas näo é primeiro o espiritual, senäo o natural; depois o espiritual. 47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. 48 Qual o terreno, tais säo também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. 49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. 50 E agora digo isto, irmäos: que a carne e o sangue näo podem herdar o reino de Deus, nem a corrupçäo herdar a incorrupçäo. 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitaräo incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, entäo cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, o teu aguilhäo? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 56 Ora, o aguilhäo da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.


Evangelho

João 5:24-30

24  Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e näo entrará em condenaçäo, mas passou da morte para a vida. 
25  Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouviräo a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viveräo. 
26  Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; 
27  E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. 
28  Näo vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estäo nos sepulcros ouviräo a sua voz. 
29  E os que fizeram o bem sairäo para a ressurreiçäo da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreiçäo da condenaçäo. 
30  Eu näo posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque näo busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. 

 

Share This:



< PreviousNext >