Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Missão da Proteção da Mãe de Deus: Os 3 meios de participar de uma boa obra

Sempre respondo que ha três meios fundamentais para se ajudar a missão, e a primeira ajuda, real e concreta que alguem pode proporcionar a nossa missão é incluir suplicas a Deus por ela, em suas orações diarias.

Alguém pode pensar que isso é facil. Provavelmente quem pensa assim não tem o costume de orar.

Todos aqueles que cultivam uma regra diária de oração sabem o quão dificil é, para lutar contra as tentações do mundo, e principalmente contra nossas paixões, para manter nossa regra a sério.

Logo, se você é um orante, e se compromete a reservar uma fração de sua conversa diária com Deus para pedir pela nossa missão, eu agradeço de todo o coração! Isso tem muito valor, um peso imenso! Deus te salve!

Você pode pedir assim: "Ó Senhor Todo Misericordioso, dê força, ânimo, coragem e amor, aos servidores, fiéis e catecúmenos da Missão da Proteção da Mãe de Deus! Não os deixe cair em tentação, protege-os de todo mal, guia-os para o cumprimento de sua vocação como igreja, faz prosperar esta boa obra. Amém."

O segundo meio de ajudar a nossa missão, e aqui falo especialmente a aqueles que vivem na Cidade do Rio de Janeiro é: vá aos oficios sagrados servidos na missão! Esta missão é feita para o povo de Deus, para que os tementes encontrem um lugar de oração e adoração.

Quando comparecemos à igreja, para além de adorarmos a Deus e nos alimentar das graças próprias daquele ambiente sagrado, nós tambem ofertamos o nosso apoio, o nosso incentivo à fé do nosso irmão.

A chama de nossa fé é como aquela advinda de uma vela. Nós podemos com nossa chama acender o coração do nosso próximo. Então, se você tem admiração por esta obra, se você deseja que a missão prospere, apoie a missão indo aos oficios celebrados nela!

Por fim, o terceiro meio de auxílio possivel a missão é a ajuda material, a oferta do fruto do nosso suor, como uma lembrança de que tudo em nossa vida advém da misericórdia de Deus, incluindo a própria vida.

Como podemos ajudar materialmente ? Dando o máximo que cada um pode dar. Não há medida, não há percentual, não pode haver cobrança, é ato de puro amor e auto consciencia.

Vamos lembrar sempre das palavras de Nosso Senhor sobre a oferta da pobre viúva : "Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha." (Lucas 21:3-4)

Um outro meio de colaborar materialmente é ofertando não o fruto do trabalho mas o próprio trabalho em si; sempre haverá trabalho disponível para ser feito.

Cada um tem um dom, e muitas vezes esse dom pode ser usado em prol da Igreja.

Às vezes alguém não pode colaborar materialmente através de contribuições financeiras, mas trata-se por exemplo de alguém com talento para cozinhar e que tem possibilidade de preparar bons ágapes.

Seguindo a mesma linha, pode ser o caso de alguém ter o dom de ser fluente em outras línguas, como inglês ou russo, e esse dom pode ser útil para a Igreja de várias formas.

Ou ainda alguém que tenha talentos artesanais, ou para lidar com madeira, esse tipo de coisa.

Enfim, creio que é bom lembrar que mesmo materialmente pode se ajudar a Igreja de várias formas.

Para aqueles que tem condições de ajudar financeiramente, há no site da missão uma facilidade que permite a doação online através do serviço Paypal, é bem fácil e prático.

A todos que de alguma forma puderem ajudar, Deus os salve!

No amor de Cristo,

Diácono Marcelo.

Share This:



< PreviousNext >