Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Home /
Domingo da mulher Samaritana

Sermão ofertado pelo Arciptreste Pavel Velikanov

Na leitura do Evangelho de hoje, ouvimos o Salvador afirmar inesperadamente que Ele é o Messias. Essa declaração ocorre diante de uma mulher que, ao que parece, é inimiga de qualquer judeu que acredite na Lei judaica - uma samaritana.

Durante esta conversa, como servir verdadeiramente a Deus, o lugar desta servidão e as condições de agradar a Deus são levantadas.

Gostaria de chamar sua atenção para um comentário que o Salvador faz, "Você adora o que você não sabe; Sabemos o que adoramos, pois a salvação é dos judeus ". Essas palavras revelam o paradigma da vida religiosa verdadeira. Muitas vezes você se depara com pessoas que estão convencidas em sua arrogância de que a vida religiosa, os cultos da igreja, e que tudo o que uma vida cristã ortodoxa gira em torno, são fatores imperfeitos, importantes apenas para aqueles que não alcançaram uma liberdade total em espírito.
Na realidade, é sobre o próprio auto-engano que Cristo o Salvador nos adverte . Devemos fazer mais do que adorar algum tipo de experiência pessoal, uma sensação pessoal do Divino. Nós devemos saber em quem nós acreditamos, quem nós adoramos, e quem realmente que nos dá respostas divinas.

A verdadeira adoração a Deus só é possível no Espírito e na Verdade. O espírito é criado por meio da forma; A Verdade é mantida pela Santa Igreja. E toda pessoa que freqüenta regularmente a Igreja, que participa nos Mistérios Divinos, sabe como essa participação nos serviços afeta a alma de maneira curativa e proveitosa.

Aqueles que pensam que a oração pessoal é suficiente para si, abandonam a si mesmos. Porque as pessoas frequentam a igreja não só para contar a Deus sobre seus problemas pessoais. Eles frequentam a igreja para se tornar uma célula do Corpo Único de Cristo, para estar perto de outros que, como eles, vieram a Deus ao ouvi-Lo chamar. Eles vêm para virar as costas aos seus problemas pessoais para as necessidades dos outros, tornando-se assim vivos e activos braços e pernas de Cristo, enquanto ainda aqui, na Terra.

Na leitura do Evangelho de hoje, o Salvador diz: "Deus é Espírito, e aqueles que O adoram devem adorar em espírito e verdade". Mas temos que aprender a adorar desta maneira e a melhor escola que pode nos ensinar esta arte das artes em suas formas extraordinárias e inexplicáveis são os Serviços da igreja. Quero desejar que cada um de nós faça mais do que ser participantes externos e formais do que ocorre na igreja, mas crescer para amar esse incrível tesouro de verdade e significância que é nossa adoração ortodoxa.

Share This:



< PreviousNext >
Doações/Donations

Que Deus os abençoe pela ajuda! Sua contribuição é essencial para o nosso trabalho missionário.

May God bless you for helping us! Your support is essential to our missionary work.

Via PayPal


Via Depósito/Transferência

MISSÃO DA PROTEÇÃO DA MÃE DE DEUS
CNPJ: 22.212.410/0001-39
Banco Itaú (341)
Agência: 0311
Conta Corrente: 41816-4

 

Santos do Dia
Saint of the Day
Saint of the Day
Subscribe to hear the story of one of the venerable Saints commemorated each day in the Orthodox Church.


Rádio Ortodoxa
Ancient Faith Radio
Ancient Faith Radio
Ofícios Fixos
Domingo
10:00am - Divina Liturgia

 

  
Calendário Ofícios/Calendário Ortodoxo
(Instruções de Impressão)
Patriarcado
The Russian Orthodox Church
https://mospat.ru/en


Albuns de Fotos