Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Domingo das Miróforas
Sermão ofertado por Padre Roman (Kuhnen)

   Cristo Ressuscitou!

Neste terceiro Domingo da Páscoa, comemoramos as santas mulheres miróforas: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, Salomé, Susana, Joana, Marta e Maria, irmãs de Lázaro; e os justos José de Arimatéia e Nicodemos. Todos eles tiveram uma importante participação na morte e na Ressurrreição de Cristo, motivo pelo qual são lembrados nesta época Pascal.

Estes santos no ensinam dois grandes exemplos- a coragem e a dedicação para servir a Nosso Senhor Jesus Cristo. Os justos José de Arimatéia e Nicodemos, membros do sinédrio, não temeram perder suas posições sociais ao revalerem ser discípulos de Cristo.
O nobre José, pediu pessoalmente a Pilatos pelo corpo de Cristo, e ofereceu seu próprio túmulo para enterrar Aquele que venceu a morte. Já as miróforas acompanharam toda a paixão de Cristo, diferentemente dos apóstolos (com exceção de São João, Teólogo).Pedro até chegou a negar Cristo três vezes, mas estas mulheres mantiveram-se firmes na fé. Tiveram a coragem de ir de madrugada ao sepulcro, sem temer os perigos da noite. E nós, quantos vezes temos vergonha de demonstrar nossa fé?
De fazer um simples sinal da cruz antes de comer; de falar sobre a Igreja com medo de ser ridicularizado. Estas santas mulheres gastaram tudo o que podiam para comprar aromas e mira a fim de ungir o Corpo de Jesus. Assim como elas, devemos oferecer perfumes espirituais ao Corpo Místico de Cristo, a Igreja: humildade, mansidão, misericórdia e amor. Nesta Páscoa, vimos como isto foi ofertado pelos paroquianos. A igreja estava lindamente ornamentada com flores, o belo cântico do coro, a limpeza do templo, a organização das comidas para a Festa...
A sabedoria da Igreja nos ensina que a obediência pode estar acima da oração. Por isso é tão importante às vezes sacrificarmos nossas participações nos serviços litúrgicos para podermos ajudar à coletividade “Quem vai rolar a pedra do túmulo para nós ?”
Esta pergunta inquietava as miróforas. Estavam preocupadas como iriam chegar ao interior do sepulcro. Mas para Aquele que iria ressuscitar ao terceiro dia e vencer a morte, esse era o menos dos obstáculos. Quanto vezes em nossas vidas nos preocupamos em excesso? Pensamos como iremos resolver tal situação ou que não há solução para determinado problema; ou temos a pretensiosa convicção de que tudo só depende da gente para acontecer. Assim como as miróforas, percebemos que estas preocupações são insignificantes, pois temos a fé na mais importante resposta paras as nossas vidas: Cristo Ressuscitou!

Share This:



Next >