Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Home /
Domingo das Miróforas
Sermão ofertado por Padre Roman (Kuhnen)

   Cristo Ressuscitou!

Neste terceiro Domingo da Páscoa, comemoramos as santas mulheres miróforas: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, Salomé, Susana, Joana, Marta e Maria, irmãs de Lázaro; e os justos José de Arimatéia e Nicodemos. Todos eles tiveram uma importante participação na morte e na Ressurrreição de Cristo, motivo pelo qual são lembrados nesta época Pascal.

Estes santos no ensinam dois grandes exemplos- a coragem e a dedicação para servir a Nosso Senhor Jesus Cristo. Os justos José de Arimatéia e Nicodemos, membros do sinédrio, não temeram perder suas posições sociais ao revalerem ser discípulos de Cristo.
O nobre José, pediu pessoalmente a Pilatos pelo corpo de Cristo, e ofereceu seu próprio túmulo para enterrar Aquele que venceu a morte. Já as miróforas acompanharam toda a paixão de Cristo, diferentemente dos apóstolos (com exceção de São João, Teólogo).Pedro até chegou a negar Cristo três vezes, mas estas mulheres mantiveram-se firmes na fé. Tiveram a coragem de ir de madrugada ao sepulcro, sem temer os perigos da noite. E nós, quantos vezes temos vergonha de demonstrar nossa fé?
De fazer um simples sinal da cruz antes de comer; de falar sobre a Igreja com medo de ser ridicularizado. Estas santas mulheres gastaram tudo o que podiam para comprar aromas e mira a fim de ungir o Corpo de Jesus. Assim como elas, devemos oferecer perfumes espirituais ao Corpo Místico de Cristo, a Igreja: humildade, mansidão, misericórdia e amor. Nesta Páscoa, vimos como isto foi ofertado pelos paroquianos. A igreja estava lindamente ornamentada com flores, o belo cântico do coro, a limpeza do templo, a organização das comidas para a Festa...
A sabedoria da Igreja nos ensina que a obediência pode estar acima da oração. Por isso é tão importante às vezes sacrificarmos nossas participações nos serviços litúrgicos para podermos ajudar à coletividade “Quem vai rolar a pedra do túmulo para nós ?”
Esta pergunta inquietava as miróforas. Estavam preocupadas como iriam chegar ao interior do sepulcro. Mas para Aquele que iria ressuscitar ao terceiro dia e vencer a morte, esse era o menos dos obstáculos. Quanto vezes em nossas vidas nos preocupamos em excesso? Pensamos como iremos resolver tal situação ou que não há solução para determinado problema; ou temos a pretensiosa convicção de que tudo só depende da gente para acontecer. Assim como as miróforas, percebemos que estas preocupações são insignificantes, pois temos a fé na mais importante resposta paras as nossas vidas: Cristo Ressuscitou!

Share This:



Next >
Doações/Donations

Que Deus os abençoe pela ajuda! Sua contribuição é essencial para o nosso trabalho missionário.

May God bless you for helping us! Your support is essential to our missionary work.

Via PayPal


 

Santos do Dia
Saint of the Day
Saint of the Day
Subscribe to hear the story of one of the venerable Saints commemorated each day in the Orthodox Church.

Rádio Ortodoxa
Ancient Faith Radio
Ancient Faith Radio
Ofícios Fixos
Domingo
10:00am - Divina Liturgia

 

  
Calendário Ofícios/Calendário Ortodoxo
(Instruções de Impressão)
Patriarcado
The Russian Orthodox Church
https://mospat.ru/en

Albuns de Fotos