Vida em Oração

Orando diariamente

A oração é o fundamento do caminho ortodoxo de vida.

O que é oração?

É um diálogo entre você e Deus. Ela une a alma do homem com Deus. É através da oração que você se une com Deus e recebe o dom da Sua graça para ajudá-lo a superar as suas paixões e viver a vida baseada no amor.  Através da oração, você também aprende a controlar as distrações da sua mente, permitindo-lhe tornar-se mais atento e focado em suas atividades diárias.

A oração é a chave para  uma vida baseada nas virtudes.

Como você ora?
 
Em primeiro lugar, você deve estabelecer um horário regular e um lugar reservado. Você deve ter uma regra específica,  tanto para orações matutinas, quanto para  orações noturnas.
Não tente "flexibilizar " isso.  Este não é um exercício de relaxamento, mas um caminho de comunhão com o seu Deus. 

Você vai se beneficiar de ter um conjunto específico de diretrizes,  se o seguir com disciplina, sem o encurtar.
 
Em sua regra,  você terá os momentos de rezar de pé,  de fazer prostrações, de ficar de  joelhos,  por muitas vezes vai fazer o sinal da cruz...
Algumas vezes você vai ler, mas em muitas outras vai cantar. 

Use o livro de oração com suas  orações prescritas

Os livros de oração ortodoxos estão cheios de orações que foram testados pela vivência de muitos filhos da Igreja, por centenas de anos.
 
Entenda: a  oração não precisa ser uma atividade criativa. Acima de tudo, você precisa ser sincero.

Mantenha a sua atenção no seu coração e se concentre nas palavras da oração
 
Depois de estabelecer uma regra, a mantenha sempre. Trabalhe com o seu pai espiritual sobre o assunto (sobre qual é a boa regra para você).
 
Você  deve começar a orar concentrando-se.
Então, antes de começar suas orações, dedique um tempo para acalmar-se e concentrar as energias em seu coração.
 
Cristo diz: "entra no teu aposento e fechando a tua porta ..." (Mt 6, 6).

Remova portanto todas as atividades que possam perturbar a sua jornada interior

Com o seu  melhor empenho, se despeça de todos os seus problemas do dia (nas orações matutinas) e das suas preocupações para o dia de amanhã (na regra de orações noturna).

Este não é um tempo para pensar nessas coisas, para se preocupar com elas.

Quando você está se preparando para orar,  faça o que for facilitar para você a tarefa de acalmar a sua mente : fique de pé, sente-se ou caminhe alguns minutos.

O importante é buscar acalmar sua mente, para você poder de fato se concentrar em Deus.
 
Reflita sobre  a quem você vai chamar em seu esforço orante : Lembre-se, é o próprio Deus, o Criador de tudo, é com Ele que  você está prestes a falar.
 
Tente manter em seu coração um sentimento de humildade e de reverente temor. Se você  tem forças, saúde,  faça algumas prostrações antes de começar as orações.

Quando você começar a rezar, de real valor a cada palavra da oração.
 
Traga o significado das palavras para o seu coração. Não se apresse em fazer as orações como se você estivesse com pressa para acabar de as fazer.

Que as palavras da oração caia lentamente nas profundezas do seu coração com humildade e temor de Deus.
 
Você precisa desacelerar sua mente para que você possa se ​​concentre somente na sua oração.

Aqui é um pouco como dirigir um carro.

Quando você está indo 90 km por hora pela estrada, você pode sentir-se animado, poderoso e no controle da situação. Mas dirigindo em altas velocidades, coisas podem dar errado rapidamente.
Contudo,  quando você desacelera e passa a conduzir. por exemplo,  a uma velocidade de 25 km por hora,  se alguém faz uma manobra perigosa, você pode facilmente evitar a colisão.

A mente funciona da mesma maneira.

Você então deve treiná-la para esta desaceleração, para que  acidentes não venham a acontecer, e então seja possível abrir o seu coração para a presença de Deus.

Assim, na oração diga as palavras lentamente, de modo que você possa ganhar o pleno significado delas, para que assim o significado das palavras possa penetrar sua consciência e trazer para o seu coração os sentimentos de amor e reverência a Deus.

 Cuidado com a tendência a se apressar para terminá-las rapidamente.

Quando isso acontece, você  converte sua oração em uma obrigação, apenas mais uma outra tarefa de sua vida que deve ser  concluída, e aqui já não temos mais a verdadeira oração.
 
Não se preocupe se você se pegar fazendo justamente isso. É normal no inicio.

Quando então você se aperceber disso, faz um esforço para desacelerar sua mente, e depois continua , mas antes de dar inicio novamente, peça o perdão de Deus e peça por ajuda, para poder se concentrar.

Você  então, agindo assim, acabará por encontrar o ritmo certo para si mesmo.

Além disso, estude as orações antes de fazer uso delas, para que você saiba o significado de cada palavra.

Eventualmente, você vai buscar memorizá-las. Isso virá com o tempo.

Logo depois de começar a recitar suas orações, você vai perceber muitas vezes que a sua mente quer "passear". Isso significa que você ainda está dirigindo em alta velocidade.
 
Não fique preocupado com isso; é natural devido à nossa mente hiperativa.

Devemos trabalhar constantemente para melhorar nossa capacidade de  concentração, de atenção em Deus e na oração.
 
Quando sua mente vagueia, seja gentil consigo mesmo. Pense em Deus e como Ele ama você e volte para recitar novamente o que você disse, enquanto sua mente estava em outro lugar.

Às vezes  ajuda  fazer suas orações em voz alta por um tempo para ajudá-lo a se concentrar.

A mente é muito hábil na tentativa de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Mas, na realidade, você só se concentra de fato em uma coisa de cada vez.

Você pode ser facilmente ser enganado pela mente uma vez que deixa a oração para se concentrar em outros assuntos.

  Estas divagações da mente mostrar-lhe as dimensões de sua vida agitada e onde você precisa encontrar maneiras de torná-la mais silenciosa para que você possa estar sempre consciente de Deus.

Novamente : A oração não é o momento de se concentrar sobre essas atividades mundanas, porque isso irá apenas distraí-lo da oração.

Trabalhe para concentrar sua atenção mais e mais a cada vez que você orar. Cada dia você vai ganhar mais força na sua atenção durante a oração.

Quando terminar suas orações, repouse por alguns momentos.

Considere o que sua  oração realiza em você . Tente manter em seu coração o que foi dado a você. Valorize isso por alguns momentos.

Novamente, é mesmo importante fazer da sua oração cotidiana uma regra firme, um hábito desejado, e não algo que é feito de vez em quando, esporadicamente ou casualmente.
 
Uma boa prática é dedicar-se aproximadamente 20 minutos para as orações da manhã e o mesmo tempo para as da noite.

Comprometa-se com sua regra a cada dia, assim como você se empenha em tarefas diárias de higiene pessoal, como escovar os dentes. Você não se esqueça de fazê-las todos os dias.
 
Você precisa fazer da oração um hábito ,semelhante a aqueles que você nunca esquece.

Assim como escovar os dentes é essencial para a saúde dos nossos dentes e gengivas, a oração é essencial para a saúde da nossa alma.

A persistência e a paciência dedicadas à oração é o que vai  prepará-lo para a graça de Deus trabalhar dentro de você.