São Felipe de Moscou
 
Ele nasceu Fiódor Stiepánovitch Kolychev (11 de fevereiro de 1507) em uma das mais nobres famílias de Moscou. Em um  Domingo, 5 de junho de 1537, enquanto estava na igreja para assistir a Divina Liturgia , ao ouvir as palavras de Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores" ( Mateus 6:24 ), decidiu buscar o caminho monástico.
 
Ele então secretamente deixou Moscou vestido como um camponês(escapando das retaliações da família, que desejavam ver Fiodor como um alto funcionário do governo), se escondendo  na aldeia de Khizna, perto do lago Onega , ganhando o seu sustento como um pastor, até que ingressou no  mosteiro de Solovki.. 
 
Aos 31 anos  foi tonsurado  recebendo o nome religioso de Felipe. 
No mosteiro, trabalhou na forja e como padeiro.Onze anos depois, Filipe foi  elevado a abade do mosteiro. Durante seu mandato, foram construídas duas catedrais , muitos moinhos e armazéns,  uma rede de canais com ligação para 72 lagos. 
São Felipe tomou parte em todas estas construções juntamente com outros monges. Como resultado, o mosteiro experimentou um renascimento espiritual. Ele também adotou uma nova regra monástica  para a comunidade. A maioria dos projetos de São Felipe na Solovki sobrevivem até os dias de hoje.
O tzar Ivan (o terrível) ouviu falar sobre o incansável monge  e indo ao encontro de São Felipe pediu-lhe para aceitar ser o  Metropolita de Moscou .
 São Felipe aceitou, com a condição de que Ivan iria abolir  a Oprichnina (série de ações da polícia política do imperador,  geralmente bárbaras,contra inimigos políticos ou mesmo meros discordantes das ações imperiais) . 
 
Em 25 de junho de 1566, São Felipe foi consagrado bispo e entronizado como Metropolita de Moscou e de toda a Rússia. Contudo, depois de apenas dois anos,  Ivan, o Terrível, persistiu em cometer assassinatos sob a égide da Oprichnina. 
Durante a Grande Quaresma, no Domingo da Veneração da Santa Cruz , em 02 março de 1568, quando o czar chegou à catedral para assistir a Divina Liturgia , São Felipe recusou-se a abençoar o soberano, e publicamente o repreendeu pelo Massacre de Novgorod .
 
Irado, o imperador Ivan  mandou prender o Metropolita  durante a celebração da Divina Liturgia na Catedral da Dormição, sendo  preso em uma cela,  mantido em correntes, no Monastério da Teofania, com um colar pesado ao redor de seu pescoço, sendo privado de comida durante alguns dias consecutivos. 
 
Foi posteriormente transferido como prisioneiro para o Mosteiro de Tver . Em novembro de 1568, o Imperador convocou o Santo Sinodo , para registrar a deposição do Metropolita. 
Um ano depois, em 23 dezembro de 1569, São Felipe foi estrangulado por um assassino a mando do Tzar, dois dias antes do Natal . 
Como se estivesse ciente da proximidade de sua morte, São Felipe pediu para receber Sagrada Comunhão , três dias antes.
 
Após seu martírio , os monges do Mosteiro Solovki pediram permissão para transferir o corpo de São Felipe para o seu mosteiro. Quando  abriram o túmulo, encontraram o corpo do hierarca incorrupto e várias curas começaram a ser relatadas. 
 
A transferência de suas relíquias de Tver para o Mosteiro Solovki ocorreram em 1590.
 
Em 1652, o Patriarca Nikon convenceu o Tsar Alexis a transladar  as relíquias para Moscou, onde São Felipe foi glorificado no mesmo ano.