Santa Matrona de Moscou

 

 

Nasceu em 1881, de uma pobre família, na região de Tula da Rússia. Cega  de nascência, ela aguentou essa enfermidade com humildade e paciência, e Deus a fez um vaso de graça. No  seu batismo, o padre viu uma nuvem acima da criança, que derramou uma fragrância doce como um sinal de favorecimento divino.

Desde os seus sete anos, ela exibia o dom extraordinário do discernimento, distinguindo as doenças espirituais das do corpo nas muitas pessoas que a visitavam, revelando-lhes seus pecados secretos e seus problemas e curando-os através da oração e sábios conselhos. Por volta dos quatorze anos, fez uma peregrinação aos grandes lugares santos da Rússia, junto com uma devotada benfeitora. Quando chegaram a Kronstadt para receber a benção de São João, ficaram perdidos na multidão. São João gritou repentinamente, "Matrona, venha aqui! Ela será minha herdeira e se tornará o oitavo pilar da Rússia. "

Naquela época, ninguém entendeu o significado dessa profecia.

Quando ela completou dezessete anos, Matrona ficou paralítica e nunca mais pode andar. Sabendo ser esta a vontade de Deus, ela nunca se queixou, mas agradecia ao Senhor. Durante o resto de sua vida - mais de cinqüenta anos - ela viveu em um quarto cheio de ícones, sentada na cama de pernas cruzadas.

Com uma face luminosa e uma voz tranqüila, ela recebia todos os que vinham buscar a consolação divina através de sua presença.

Previu os grandes infortúnios que iriam devastar o país após a revolução bolchevique, colocando seu dom da clarividência a serviço do povo de Deus. Um dia, quando alguns visitantes se compadeceram da sua situação, ela respondeu: "Chegou um dia em que Deus abriu os meus olhos e vi a luz do sol, as estrelas e tudo o que existe no mundo: os rios, as florestas , o mar e toda a criação ".

 Em 1925 ela deixou sua cidade e foi para Moscou e, após a morte de sua mãe em 1945, ela se mudou com freqüência, acolhida secretamente nas casas dos fiéis. Isto porque os comunistas, temendo sua influência entre o povo, queriam prendê-la. Mas, toda vez, ela tinha conhecimento prévio, e quando a polícia chegava, ela havia se mudado uma hora ou duas antes.

Santa Matrona conduziu uma vida ascética em seu leito de dor. Jejuava constantemente, dormia pouco, com a cabeça apoiada no peito e a testa afundada pelos inúmeros sinais da cruz que ela fazia.

Não só os moscovitas, mas também pessoas de longe, de todas as idades e condições, se aglomeraram em torno dela para pedir seu conselho e suas orações. Desta forma ela realmente se tornou o apoio de pessoas aflitas, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial.

Ela falava a alguns diretamente, e a outros em parábolas, tendo em vista a sua edificação espiritual e recomendava-os a guardarem as leis da Igreja, casar na Igreja e freqüentar regularmente a Confissão e receber a Comunhão.

Quando os doentes e os possuídos eram trazidos a ela, ela colocava as mãos sobre as cabeças, dizendo várias orações ou expulsando os demônios com autoridade, sempre insistindo que ela não estava fazendo nada por si mesma, mas que Deus estava curando por sua mediação.

Quando perguntada por que a Igreja estava passando por tão grandes perseguições, ela respondeu que era por causa dos pecados dos cristãos e sua falta de fé. "Todos os povos que se afastaram de Deus desapareceram da face da terra", afirmou. "Tempos difíceis são nossa sorte, mas nós, cristãos, devemos escolher a Cruz. Cristo nos colocou em Seu trenó, e nos levará onde Ele quiser ".

Tendo predito o dia de sua morte, ela deu instruções para seu funeral.

Antes de adormecer em paz em 19 de abril de 1952, ela gritou: "Aproxime-se de todos vocês, e me falem de seus problemas como se eu estivesse viva! Vejo-te, te ouvirei e serei em vossa ajuda. "Milagres multiplicaram-se no seu túmulo e, desde a sua translação para o mosteiro feminino do Véu Protector da Mãe de Deus (13 de Março , 1998), os fiéis que, aos seus milhares, se alinham para venerar a nova protetora de Moscou, voltam-se para o seu ícone e trazem-lhe os seus vários problemas como se São Matrona estivesse viva na frente deles.