A perspectiva cristã do trabalho

O Trabalho é um elemento orgânico da vida humana. O Livro do Gênesis diz que no início "existia ainda sobre a terra nenhum arbusto nos campos, e nenhuma erva havia ainda brotado nos campos, porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem que a cultivasse" (Gen. 2:5).

Após ter criado o Jardim do Éden, Deus "tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo. " (Gen. 2:15).

OTrabalho criativo é uma missão do homem. que foi chamado para ser co-criador e co-trabalhador do Senhor, por força da sua original semelhança com Deus.

No entanto, após o afastamento do homem para longe do Criador, a natureza do seu trabalho foi alterada: "Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar" (Gen. 3:19).

A componente criativa do trabalho foi enfraquecida , e o trabalho tornou-se principalmente um meio de sustento para o homem decaído.

A Palavra de Deus não vem apenas chamar a atenção da população para a necessidade diária de trabalho, mas também apresenta um ritmo especial para ele.

O quarto mandamento diz: "Lembra-te de santificar o dia de sábado. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros."(ex.: 20:8-10).

Por este mandamento do Criador, o trabalho humano é comparado com o divino trabalho criativo que foi feito na criação do universo.

Na verdade, o mandamento de observar o sábado é comprovado pelo fato de na criação «Deus abençoou o sétimo dia, e santificado é a seguinte: "Ele abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia repousara de toda a obra da Criação" (Gen. 2: 3).

Este dia deve ser dedicado ao Senhor, para que tarefas quotidianas não desviem o homem de seu Criador.

Ao mesmo tempo, as manifestações de caridade ativa e abnegada ajuda, feitas como trabalho da não são violações do mandamento: "o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado" (Marcos. 2:27).

Na tradição cristã, o primeiro dia da semana, o dia da Ressurreição de Cristo, foi um dia de descanso desde os tempos apostólicos.

A melhoria das ferramentas e métodos de trabalho, a sua divisão em profissões e o avanço para formas mais complexas contribui para um melhor nível de vida material.

No entanto, as pessoas seduzidas com as conquistas da civilização vão para longe do Criador , conduzodas por um imaginário triunfo da razão, tentando nisso estabelecer uma vida terrena sem Deus.

A realização destas aspirações na história humana tem sempre terminado em tragédia.

A Sagradas Escrituras contam a respeito dos primeiros construtores da civilização terrena , que estes foram os sucessores de Caim: Lamech e seus filhos inventaram as primeiras ferramentas de cobre e ferro , móveis ,tendas e vários instrumentos musicais, mas também foram os fundadores de muitas outras habilidades e artes (Gen. 4 : 22).

No entanto, estas e muitas outras pessoas, como eles não conseguiram evitar tentações: "Deus olhou para a terra e viu que ela estava corrompida: toda a criatura seguia na terra o caminho da corrupção" (Gen. 6:12).

Assim, o Criador quis que a civilização fosse findada por uma inundação.

Entre as imagens bíblicas mais vivas sobre o fracasso da humanidade decaída buscando "fazer um nome para si "é a construção da Torre de Babel' cujo topo era intento atingir o céu».

A torre de Babel é apresentada como um símbolo, do esforço conjunto de um povo para alcançar uma meta ímpia.

O Senhor pune os homens arrogantes: Fazendo confundir as línguas Ele torna impossível o entendimento entre, que se fazem dispersos por toda a terra.

A partir de uma perspectiva cristã, o trabalho em si não é um valor absoluto.

Ele é abençoado quando representa um co-trabalho com o Senhor e contribuição para a realização do Seu projeto para o mundo e o homem.

No entanto, o trabalho não é uma coisa agradável a Deus quando se destina a servir os interesses egoístas individuais ou de comunidades humanas , ou para satisfazer as necessidades dos pecadores do espírito e da carne.

As Sagradas Escrituras apontam para dois pontos relativos à moral do trabalho:

Trabalhar para sustentar a si mesmo sem ser um fardo para os outros e trabalhar para dar aos necessitados. escreve o apóstolo: "Quem era ladrão não torne a roubar, antes trabalhe seriamente por realizar o bem com as suas próprias mãos, para ter com que socorrer os necessitados."(eph. 4:28).

Tal trabalho cultiva a alma e fortalece o organismo e permite que os cristãos expressar a sua fé em Deus com obras de caridade e amor para os seus proximos (mt. 5:16, Tiago 2:17).

Todos se lembram as palavras de São Paulo: "Quem não quiser trabalhar, não tem o direito de comer." (2 Tessalonicenses 3:10)

Os pais e doutores da igreja continuamente sublinham o significado moral do trabalho.

Assim, São Clemente de Alexandria o descreveu como "uma escola de justiça social".

São João Crisóstomo insistiu que "a ociosidade deve ser considerada como desonra".

Os monges em muitos mosteiros deram exemplo do laborioso ascetismo.

Sua atividade econômica foi, em muitos aspectos um exemplo para emulação, enquanto os fundadores de importantes mosteiros foram não só autoridades espirituais, mas também grande homens de caridade.

Bem conhecidos são tais modelos de zeloso trabalho como o Venerável Theodoius de Pechery, Sergio de Radonezh, Cirilo, José de Volotsk, Nil de Sora e outros ascetas russos.

A Igreja abençoa todos os trabalhos destinados a beneficiar as pessoas.

Ao mesmo tempo, ela não dá preferência a qualquer forma de trabalho humano se respeitarem normas morais cristãs.

Em Suas parábolas, Nosso Senhor Jesus Cristo continua referindo-se a várias profissões, sem singularização de qualquer delas.

Ele fala do trabalho de um semeador (Marcos. 4:3-9), o catapaz e agentes de um agregado familiar (Lk. 12:42-48), um comerciante e pescadores (Mt 13:45-48), o proprietario de uma fazenda e os trabalhadores de uma vinha (Mt 20:1-16).

No tempos modernos, no entanto, viram o surgimento de toda uma indústria destinada a propagar vicio e o pecado e a satisfação de tais venenosas paixões e vícios, como a bebida, a toxicodependência, prostituição e o adultério.

A Igreja aponta para o pecado do envolvimento com atividades de corrupção, não apenas com os diretamente envolvidos, mas também à sociedade como um todo.

Um trabalhador tem o direito de usar os frutos do seu trabalho: " Quem, jamais, vai à guerra à sua custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? Trata-se, acaso, de simples norma entre os homens? Ou a lei não diz também o mesmo? Na Lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que debulha {Dt 25,4}. Acaso Deus tem dó dos bois?
Não é, na realidade, em atenção a nós que ele diz isto? Sim! É por nós que está escrito. Quem trabalha deve trabalhar com esperança e igualmente quem debulha deve debulhar com esperança de receber a sua parte. "(1 Coríntios. 9:7, 10).

A Igreja ensina que a recusa de pagar pelo trabalho honesto não é só um crime contra o homem, mas também um pecado diante de Deus.

A Sagradas Escrituras dizem: "Não prejudicarás o assalariado pobre e necessitado, quer seja um de teus irmãos, quer seja um estrangeiro que mora numa das cidades de tua terra. Dar-lhe-ás o seu salário no mesmo dia, antes do pôr-do-sol, porque é pobre e espera impacientemente a sua paga. Do contrário clamaria contra ti ao Senhor, e serias culpado de um pecado. " (Deut. 24:14-15); "Ai daquele que para si construiu esse palácio por meios desonestos, e seus salões, violando a eqüidade. Ai daquele que faz seu próximo trabalhar sem paga, e lhe recusa o salário!"(jer. 22:13);"Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. "(Tiago 5:4).

Ao mesmo tempo, por mandamento de Deus, os trabalhadores são ordenados a cuidar das pessoas que por diversas razões não podem ganhar a vida, tais como os mais fracos, os doentes, estrangeiros (refugiados), os órfãos e viúvas.

O trabalhador deve partilhar os frutos do seu trabalho com eles, "Quando segares a messe no teu campo e deixares por esquecimento algum feixe, não voltarás para levá- Deixá-lo-ás para o estrangeiro, o órfão e a viúva, a fim de que o Senhor, teu Deus, abençoe todas as empresas de tuas mãos. Quando sacudires tuas oliveiras, não voltarás a colher o resto que ficou nos galhos; isso será para o estrangeiro, o órfão e a viúva. Quando tiveres vindimado a tua vinha, não voltarás a colher os cachos que ficaram; deixá-los-ás para o estrangeiro, o órfão e a viúva. Lembra-te de que foste escravo no Egito: eis por que te dou esta ordem." (Deut. 24:19-22).

Continuando na terra a serviço de Cristo, que identificava-se com os indigentes, a Igreja sempre sai em defesa dos sem voz e impotentes.

Por isso, Ela apela à sociedade para assegurar a distribuição eqüitativa dos frutos do trabalho, no qual apoia o rico e o pobre, o saudável e o doente, o jovem e os idosos.

O bem-estar espiritual e sobrevivência da sociedade só são possíveis se o esforço para garantir a vida, saúde e bem-estar mínimo para todos os cidadãos se torne uma prioridade indiscutível na distribuição dos recursos materiais.