Santa Xenia de Petersburgo

Ela nasceu em cerca de 1730. Se tornou uma jovem mulher casada com um coronel do exército chamado Andrei, um homem arrojado, amante da vida mundana. Quando ela tinha vinte e seis anos, seu marido morreu de forma repentina, a deixando viúva sem filhos. Após isso, ela se desfez de todas as suas posses e desapareceu de São Petersburgo por oito anos, no quais se acredita deve ter passado em algum eremitério ou mosteiro, afim de aprender os caminhos para buscar a vida espiritual.

No entanto, quando retornou a São Petersburgo, parecia que ela havia perdido a razão : vestida com o casaco militar do marido, ela só atendia quando chamada pelo nome do falecido esposo. Vivia desprovida de um lar, vagando pelas ruas da cidade, sendo escarnecida e abusada por muitos. Aceitava as esmolas de pessoas caridosas que se compadeciam por ela, mas restituía toda a ajuda que recebia aos pobres. Mesmo a comida que recebia, era por ela partilhada com os miseráveis, mesmo sendo ela a aparentemente mais pobre entre os pobres. À noite, se retirava para uma área fora da cidade onde se ajoelhava em oração até a manhã. Lentamente, o povo da cidade percebeu os sinais de santidade que norteavam a sua vida aparentemente perturbada. Ela demonstrava ter um dom profético, e sua presença quase sempre provocava bênçãos aos que estavam ao seu redor. O Synaxarion diz : “ A bênção de Deus parecia acompanhá-la onde quer que fosse: quando entrava em uma loja, os ganhos do dia eram melhores que os de costume, quando abraçava uma criança doente, logo esta melhorava...Então a compaixão popular passou a dar lugar ao sentimento de veneração, e as pessoas do povo passaram a considerar Xênia como um anjo da guarda da cidade.”

Quarenta e cinco anos após a morte do marido, Santa Xênia repousou em paz com a idade de setenta e um anos,por volta de 1800. Seu túmulo logo se tornou um local de peregrinação, e muitas pessoas levavam o solo do entorno do tumulo para obter bênçãos, de modo que foi necessário fazer uma proteção de pedra para manter o tumulo protegido. Mas mesmo esta proteção era continuadamente lascada pelos fieis, com a mesma busca pelas bênçãos de Deus através da Santa. Milagres, curas e aparições de Santa Xênia ocorrem até os dias atuais, para aqueles que visitam o seu tumulo, ou simplesmente pedem com fé por sua intercessão. Tradicionalmente as preces para a santa são de pessoas que buscam emprego, ter uma casa, ou mesmo um casamento (tudo o que ela renunciou em sua vida). É um costume piedoso oferecer uma Panihida pelo repouso do esposo de Santa Xênia, o militar Andrei, homem por quem ela orava fervorosamente por toda a sua vida.

Santa Xênia foi primeiramente glorificada pela Igreja Ortodoxa Russa no Estrangeiro em 1978, e posteriormente pelo Patriarcado de Moscou em 1988. Santa Xênia de São Petesburgo, Bem Aventurada de Deus, rogai por nós !