Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Instruções

Instruções apostólicas para internautas ortodoxos

 

E rejeita as questões tolas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, paciente; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, (2 Timóteo 2:23-25)

 

Esta instrução apostólica é uma ótima lição para os internautas ortodoxos que discutem online com outros cristãos.

 

Se dois irmãos em Cristo encontram-se pessoalmente, a conversa deles irá provavelmente começar com uma saudação- idealmente com o ósculo santo (como ordenado pelo Apóstolo Paulo), mas não com uma censura. Se dois irmãos que não se conhecem se encontram, a conversa deles deverá será precedida por uma breve introdução. Por que esta situação nas comunicações virtuais em fóruns onlines e comentários em redes sociais é tão diferente? Infelizmente, às vezes o comportamento de alguns cristãos da internet é muito ruim- ou talvez eles estejam mostrando quem realmente são.

 

É uma grande vergonha que esses diálogos permaneçam no espaço público da informação. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João 13:35). Se um internauta secular olhar os inúmeros diálogos dos cristãos nas redes socias, ele não irá compreender de quem nos somos discípulos e só descobrirá que somos ortodoxos pelas citações da Bíblia e dos Santos Padres. É irrelevante quantas citações você escreve, isto não importa. É o espírito e o comportamento que realmente interessam. Se o espírito e o comportamento estão muito distantes daquilo que São Paulo escreveu para São Timóteo e do contéudo da escrita, então qual é a vantagem de usar as citações? É melhor não saber algo mas agir dignamente no nobre nome de cristãos. Resumindo, é uma vergonha.

 

E rejeita as questões tolas, e sem instrução. Ignorância não significa apenas “falta de conhecimento”, mas também “mau comportamento”. Se alguém inicia um diálogo não com uma saudação mas com coisas desagradáveis, “criticismo negativo” ou usando a gíria da internet “trollando”, então uma comunicação como esta deve ser evitada pois resultará em disputas. Um começo hostil é um bom indicador sobre o autor de um texto . Sabendo que produzem contendas.

 

É um fato bem interessante que cristãos (e não apenas os cristãos) preferem evitar disputas em público. Mas por algum motivo amantes de conflitos não se envergonham de fazer isso abertamente na internet. Então ele jogam fora toda a sua vergonha. Parece que a presença de alguns cristãos na internet os redireciona para outro lugar onde se permitem as coisas que não fariam na realidade (não-virtual). Como o comportamento no mundo real e no mundo virtual:seria ridículo se um cristão fosse à casa de um irmão que ele não conhecesse e começasse a denunciá-lo pela porta, sem mostrar seu rosto. Porém, de algum modo alguns cristãos agem de acordo com regras totalmente diferentes na internet. Um internauta se esconde atrás de seu avatar e sente-se livre para escrever o que bem entender- ninguém vê seu rosto e muitos não têm ideia de quem ele seja.

 

E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos. É a mansidão e a amabilidade que diferenciam um verdadeiro servo de Cristo das outras pessoas. Se não há sinais desta generosidade, então imediatamente começamos a pensar sobre os motivos de tais comentários. Um exemplo comum: um irmão não gostou de algo que outro irmão escreveu. Neste momento o primeiro irmão deve-se perguntar honestamente, “Qual é o objetivo de meus comentários, que começam com criticismo negativo ao invés de uma saudação ou apresentação?” Se um acusador deseja corrigir seu irmão, então ele deve seguir os preceitos do Apóstolo Paulo e ser apto para ensinar, paciente;Instruindo com mansidão os que resistem . Como podemos ver, deve-se instruir com mansidão até mesmo seus adversários, quem dirá seus irmãos em Cristo. Segundo São Theophilactos de Ochrid: “ Uma denúncia é efetiva quando feita gentilmente. É mais fácil atingir alguém com gentileza do que envergonhá-la com rigidez.” Se não há gentileza nas palavras de quem escreveu o comentário, isto provavelmente demonstra que o acusador não tem a intenção de corrigir seu irmão; ele é movido pela sua paixão por disputas, ou o faz por inveja, ou por alguma outra razão que não decorre do amor pelo seu irmão. Se alguém resolve acusar sei irmão, que isto seja feito no espírito das Sagradas escrituras.

 

Olhando para os escandalosos diálogos sentimos vergonha e tristeza. Porventura os santos se correspondiam de tal modo? Não! Isto significa que não estamos tentando imitá-los, apenas estamos os citando e ao mesmo tempo satisfazendo nossas paixões. Não demonstramos respeito nem observamos as etiquetas, muito menos sentimos reverência pelos outros. À luz disso tudo, as eloquentes palavras sobre o laço espiritual dos cristãos não passa de “conversa fiada”.

 

Para não deixar de falar sobre a grosseria, quando ao invés de respostas a perguntas diretas, irmãos-adversários fazem observações pessoais e tiram conclusões como se fossem anciões clarividentes . Se eles tivessem amor em seus corações, os modos seriam bem diferentes: “Irmão, deixe-me perguntar o que você quis dizer quando escreveu tais coisas?” O que não procede do amor é pecado. E não faz sentido se refugiar nas citações dos Santos Padres.É muito fácil copiar e colar diversas citações dos Santos Padres, mas é muito mais difícil seguir os preceitos do Apóstolo Paulo em nossas vidas. Será que as regras do Apóstolo Paulo só se aplicam nas comunicações pessoais e não no mundo virtual da internet? Tenho certeza de que a resposta é óbvia para todos os cristãos.

 

Antony Dulevich, presidente do departamento missionário da Diocese de Kyzyl.

Share This:



< PreviousNext >
image
Aviso
24/05/17