Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Domingo do Paralítico

CRISTO RESSUSCITOU !

Neste Quarto Domingo do tempo pascal, a Santa Igreja dedica sua reflexão a passagem evangelica da cura do paralitico. Hoje trazemos extraordinaria homilia do Rev Arquimandrita Tikhon (Shevkunov) sobre este Evangelho e o que podemos considerar sobre ele em nossas vidas. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Hoje é um dia de festa para todos nós paralíticos!  

Sim, pois hoje, irmãos e irmãs, estamos todos sendo lembrados neste Domingo, é como se fosse o nosso dia de festa.
Pois quem dentre nós pode se gabar de ser forte, corajoso, e diante de todas as desgraças deste tempo, ser um cumpridor de todos os mandamentos de Cristo?
Livrai-nos, ó Senhor, se uma pessoa que está em nosso meio, pode se imaginar como sendo um homem justo, ou ainda pior, como sendo um forte!
O apóstolo Paulo diz: "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. "(2 Coríntios 12:10).
Mas o Apóstolo não privar-se de uma coisa: a fé firme e sem dúvidas a esperança em Salvador. "O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza!"
Como pode o mundo, que não acredita em Deus e prega a onipotência ilusória do homem, entender isso?
O paralítico é um incomodo, meus irmãos! Alegremo-nos em pelo menos termos a capacidade de nos compreender como realmente somos!
O Senhor veio ao mundo para salvar os pecadores paralíticos, e nós estamos entre eles. 
Pois a força crucificou Jesus Cristo , tendo o Senhor permitido a esse poder terrível e estúpido crucificar Deus. Quando nos tornamos orgulhosos e seguros de nós mesmos, então repetimos este crime terrível dos assassinos de Deus: a crucificação do Salvador.  
Deixe-nos reconhecer a nós mesmos pelo que somos de fato. O Apóstolo Tiago escreve: " Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece." (Tiago 4:14).
Não importa o quão fortemente se torna rebelde o nosso orgulho diante disso, vamos olhar desapaixonadamente para o universo: as miríades de planetas, as milhares de gerações, sem parar, uma após outra, milhares de milhões de pessoas que são apagados da memória de seus descendentes e seus vizinhos.
Eu tinha um amigo a quem devo muito, fundamentalmente a minha fé. Ele morreu doze anos atrás, e pensei que nunca iria esquecê-lo, que sempre lembraria dele, sobretudo  em cada Liturgia.
E de repente  percebi com horror que uma liturgia tinha ido embora, e outra, e eu não havia me lembrado dele,  ele que foi uma das pessoas mais queridas para mim.
E essa minha paralisia espiritual, a minha ingratidão para com um homem que fez tanto por mim, tornou-se terrível para mim. Será que todos os dias lembro com o necessário zelo dos meus pais - ambos, os que estão vivos e os que partiram? Será que todo dia lembro da minha própria salvação, a coisa mais importante para que vivemos?
Mas algo dentro de nós nos diz inequivocamente , que o homem é algo mais do que um vapor. Nossa vida, sim, é transitória e vergonhosa, como a grama sob o sol quente do verão. Lembre-se no Saltério: "Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce."(Salmos 103:15).
Mas a alma - uma personalidade única humana criada por Deus - a sua história no tempo e na eternidade é completamente diferente. Se a alma está unida com o seu Criador e Deus, então ela se torna a coisa mais bela, a mais preciosa  entre  tudo o que está na terra. 
Na memória de Deus, uma alma não recebe simplesmente a vida, mas vida em "abundância", como escreve o apóstolo Paulo. Ele não pode expressar com palavras humanas uma  outra forma de descrever o mistério revelado a ele sobre a vida futura.
E o mesmo Apóstolo escreve: olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam (1 Coríntios 02:09). 
Na vida de cada um de nós, haverá ainda momentos de fraqueza e de fracasso, momentos daquilo que chamamos de paralisia. Eles podem durar por muitos anos, assim como com o paralítico do qual fala o Evangelho.
Este paralítico estava há muitos anos aguardando a cura. Mas ele acreditava que um mensageiro de Deus iria curá-lo. 
Não devemos então  nos reconhecer como fortes, porque a força é Cristo. Nunca devemos nos reconhecer como indestrutíveis e não propensos ao pecado, porque somos decaídos.
Devemos sim, no esforçar para nunca perder a fé em Cristo, porque o Senhor Jesus Cristo é eternamente poderoso e tem o poder de nos salvar, não só das paixões temporais e dos infortúnios.
O Senhor, que "venceu a morte pela morte", pode dar vida eterna a nós, quando um dia sairemos da sepultura, e seremos libertados eternamente desta paralisia. 
Não vamos ficar a pensar bem de nós mesmos, pois se evitarmos isso, não seremos surpreendidos por nossas fraquezas, e não vamos, por causa delas, entrar em desespero e desânimo.
Devemos sinceramente, com todas as nossas forças, nos esforçarmos para a correção, lutando contra o mal e o pecado que habita dentro de nós. Busquemos firmemente nos convencer de que nosso Senhor Jesus Cristo irá nos ajudar nesse sentido.
Ele nos ama, porque somos Seus filhos.
Nós, que nos reconhecemos como paralíticos e que pedimos a ajuda de nosso Pai Celestial, não vamos ser deixado para trás, pois Ele nos dará o Seu poder invencível.
Só assim seremos fortes - pois tão somente assim  foram fortes os Apóstolos, Confessores, e  todos os Veneráveis Mártires.

Arquimandrita Tikhon (Shevkunov)

Share This:



< PreviousNext >