Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Grande e Santa Sexta Feira

A razão pela qual Deus se fez homem, o motivo que fez o Filho de Deus tornar-se o Filho do Homem, foi realizado: a morte do Salvador na Cruz foi concretizada.


Durante os últimos dias de sua vida terrena, o Senhor foi abandonado diante dos seus algozes, em face do sofrimento e da morte. Ele foi submetido a todas as dores próprias do cálice que estava preparado para Ele, e experimentou a coisa mais terrível que um homem pode sofrer : a solidão e o abandono.


Ele estava sozinho no Getsêmani, pois Seus discípulos estavam dormindo.


Ele estava sozinho perante o conselho de chefes dos sacerdotes, sozinho durante o interrogatório de Herodes, sozinho diante do tribunal de Pilatos, pois os seus discípulos tinham fugido com medo.


Ele estava sozinho quando foi para o Gólgota: e foi então um simples transeunte, e não o seu discípulo amado que O ajudou a carregar a Cruz. Ele estava sozinho na cruz, Ele morreu sozinho, abandonado por todos.


Jesus clamou ao Pai na Cruz: "Meu Deus, Meu Deus, por que me desamparaste?" (Mt. 27:46). Este grito carregou a dor de toda a humanidade e de cada pessoa - a dor de todos aqueles que se sentem só e abandonados por Deus.


Pois é terrível ser abandonada pelos parentes e amigos, mas é ainda mais terrível pensar que Deus lhe deixou, quando se considera que uma parede intransponível foi levantada entre você e Deus, e Ele não parece nem ouvir, nem ver, e nem lhe avisa previamente sobre tal abandono.


Se você sofre de solidão, lembre-se como o Salvador esteve sozinho nos últimos dias de Sua vida.


Se os seus parentes ou os seus discípulos dão as costas para você, se você está sujeito a calúnias , se te chamam de herege , de um destruidor das tradições paternas, se dizem toda sorte de falso testemunho contra vós e te declaram ser digno de morte, lembre-se que o próprio Senhor sofreu isso.

 


Se a pessoa que viveu sob o mesmo teto com você, comungava do mesmo cálice, comia do mesmo pão, aquele a quem você confiou com todo o poder do seu amor, aquele com quem você compartilhou seus pensamentos e sentimentos, de quem nada escondeu e para quem você nada poupou - se esse homem te traiu, virou as costas para você ", levantou o calcanhar para ferir você", e cuspiu em você, lembre-se que o Senhor suportou tudo isso.


Se a sua cruz é pesada demais para você suportar, e se seus parentes não querem compartilhá-la com você, seja grato até mesmo a um transeunte que se disponha a ajudá-lo a suportar sua cruz pelo menos por uma parte do caminho.


Se você se sente tomado por uma onda de abandono, e parece-lhe que não há Deus, que Ele virou as costas para você ou não o ouve, não se desespere, porque Cristo sofreu esta experiência, terrível e amarga .


Se você é julgado como blasfemo, lhe batem no rosto e cospem em você, se lhe pregam em uma cruz e lhe oferecem o fel amargo em vez de água, ore por aqueles que o crucificam, pois "eles não sabem o que fazem."

 

 

 

Venerando o sagrado sepulcro de Jesus com temor e tremor, em silêncio e com a piedade, vamos louvar o Senhor, que Se tornou solitário para que nenhum de nós possa ser solitário, Foi abandonado para que nenhum de nós seja abandonado, suportou insultos e calúnias, escárnio e humilhação, sofrimento e morte para que, em cada sofrimento nosso, sejamos capazes de sentir que não estamos sozinhos, mas que o próprio Salvador está conosco "até o fim dos tempos." Amen.

Metropolita Hilarion Alfeyev.

 

Share This:



< Previous