Sobre Coragem e Covardia: Celebrando o Grande Mártir Jorge

"Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: "Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa." " (João 15:19-20)

Estas palavras do Senhor Jesus Cristo foram ditas não só aos seus santos apóstolos, mas a todos aqueles a quem tantas vezes denominou  como sendo o seu pequeno rebanho.

O pequeno rebanho é composto por todos aqueles que creram no Senhor Jesus Cristo e levaram a Sua lei em seus corações, a lei do amor, as Suas beatitudes, que são mandamentos de amor,  e aqueles que cumprem os Seus mandamentos.

Neste Seu pequeno rebanho, os santos mártires brilham como estrelas de primeira grandeza, servindo como grandes exemplos para nós, por sua  fé mais profunda no Senhor Jesus Cristo, por seu amor sem limites por Ele, e por sua  abnegação diante dos mais  inimagináveis sofrimentos, tormentos e torturas.

Entre a vasta série de santos mártires, cujo número ultrapassa 10 mil, desses homens e mulheres que suportaram sofrimentos terríveis por Cristo e cujas façanhas tem grande peso para todo o mundo cristão, brilha de forma muito intensa o Grande Mártir Jorge, a qual honramos hoje.

Por que atribuímos grande importância  para as façanhas dos santos mártires?

Em primeiro lugar, porque pelo seu sangue e  amor sem limites pelo Senhor Jesus Cristo, eles contribuíram imensamente em favor da pregação dos Apóstolos de Cristo.

Pense nisso: se não fosse pelas dezenas de milhares de santos mártires, teria  a pregação da Ressurreição de Cristo, da Ressurreição do Senhor crucificado, realmente alcançado a força que conquistou?

Poderíamos ter visto as tantas nações, que ao longo de alguns séculos realmente passaram a acreditar em um  judeu crucificado como sendo O Verdadeiro Filho de Deus, O vendo como o Salvador de toda a raça humana?

Os pagãos teriam rido da fé no Crucificado se esta não tivesse sido confirmada por Sua ressurreição dentre os mortos.

Os santos mártires desempenharam um papel mais profundo e eficaz nesta grande obra, pois todos sabemos a tremenda impressão que os sofrimentos imprimiam nas testemunhas pagãs e até mesmo sobre os carrascos dos mártires,  quando submetidos as mais horríveis torturas, sem demonstrar medo e em silêncio, e muitas vezes até mesmo com ações de graças em os seus lábios.

Neste dia, juntamente com a memória do Grande Mártir São Jorge, celebramos também a memória de Alexandra, esposa do ímpio Diocleciano, imperador que  torturou e atormentou os cristãos, mais do que todos os outros imperadores romanos.



Alexandra foi testemunha dos sofrimentos do Grande Mártir Jorge, e imediatamente teve seu  coração convertido à fé em Cristo.
 
Ela declarou-se uma cristã ao seu marido, sem medo de sofrer a morte por nosso Senhor Jesus Cristo, juntamente com o Grande Mártir Jorge.

Por que o sangue dos mártires têm um significado tão grande para todo o mundo cristão?
 
Porque este sangue avençou e santificou  a terra, porque este  sangue fez com que o próprio diabo e seus anjos caídos tremessem mais do que qualquer outra coisa.

Mas as façanhas dos santos mártires têm um significado mais profundo em outros aspectos também.

Eles servem como exemplos mais vívidos para nós, um exemplo de uma fé absolutamente inabalável em Cristo e de um amor sem medida para com Ele.
 
E diante destes modelos, devemos ter vergonha de ofertarmos nossa covardia, aquela que nos faz temer pelo medo, onde não há mais o que temer.

Os mártires não temiam a nada nem ninguém, não eram seduzidos por alguém ou por qualquer coisa que pudesse existir.


O imperador Diocleciano, que martirizou São Jorge, o amava muito, o considerava seu soldado mais valente e mais essencial. 

Quando ele percebeu que nem mesmo o mais severo dos tormentos não poderia fazer derrubar a fé que Jorge tinha em Cristo, Diocleciano chegou ao ponto de oferecer a Jorge o segundo posto de mando em sua grande Império Romano, se o Santo oferecesse um sacrifício aos deuses.

Em resposta, São Jorge apenas riu de sua proposta.

Todos nós já ouvimos muitas narrativas sobre os tormentos terríveis aos quais foi submetido o Grande Mártir Jorge, por seu amor a Cristo.

Todos devem lembrar que ele foi torturado durante dias a fio com as pernas esticadas, tendo uma enorme pedra colocada sobre o peito que quase o esmagou...

Todos devem lembrar como ele foi submetido a uma roda, na qual haviam pregos e lâminas, que rasgaram seu corpo, e como ele foi jogado em um poço e foi polvilhado com cal para que sofresse em terríveis queimaduras ...

Mas que após dias sofrendo esses e outros tormentos, os mensageiros de Diocleciano ofertaram um relatório que informava que Jorge estava ileso.
 
Quando o Grande Mártir foi trazido vivo diante de Diocleciano, este último não podia acreditar em seus olhos.

São Jorge nada  temia. Mas nós, cristãos fracos e sem valor, como nos comportamos, mesmo diante das mais pequeninas ameaças e dificuldades?

E não é verdade, que recentemente, centenas de milhares de pessoas entre nós, facilmente renunciaram a fé no Senhor Jesus Cristo, declarando que eram descrentes?
 
Esses homens e mulheres não foram ameaçados, eles apenas foram chamados a declarar se acreditavam ou não acreditavam. 

E isso foi o suficiente para eles cometessem o pecado terrivelmente grave de negar o Senhor Jesus Cristo, esquecendo-se Suas temíveis palavras : 

"Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus". (Mateus 10:33)

Será então que não estamos a escolher os  inúteis e fugazes prêmios deste mundo, em detrimento dos bens instituídos para toda a  eternidade? 

Será que realmente estamos desejosos de percorrer o caminho que Ele nos apontou como a meta para as  nossas vidas? 

Será que realmente sempre damos atenção as palavras de Cristo: "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida" (João 14:6)?

Pois para o Santo Grande mártir e campeão Jorge, Cristo era verdadeiramente o Caminho e a Vida,  e ele não seguiu outro caminho, nem mesmo desejou conhecer qualquer outro. 

Ele não se amedrontou com qualquer ameaça, mas sim corajosamente seguiu o caminho de Cristo.
Portanto, é por isso que nós nos prostramos diante de todos os mártires e, especialmente tais como o grande Mártir e Campeão Jorge,  em reconhecimento do seu ardoroso  amor.

Eles fortalecem a nossa fé e o nosso amor através dos milagres realizados através deles. O Senhor mesmo disse que aqueles que creram nele poderiam executar milagres, mesmo maiores do que aqueles que o Senhor realizou. 

E os mártires realizaram muitos grandes feitos, confirmando a verdade destas palavras de Cristo.  Vamos então nos envergonhar por nossa covardia diante das falsas ameaças que nos atormentam, muitas das quais criadas pela nossa própria imaginação.



Amemos o Senhor Jesus Cristo e Seus Santos Mártires com todos o nosso coração, e especialmente o Santo Grande Mártir e Campeão Jorge, cuja memória celebramos hoje. Amém. 


São Lucas (Voyno-Yasenetsky) de Simferopol. (Sermão proferido no ano de 1954).