27º Domingo após o Pentecostes

O Jovem Rico, Suas Posses, e Cada um de Nós diante de Cristo : Seguimos os Mandamentos ?

 


E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se?
Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.


Lucas 18:18-27


Queridos irmãos, prezados amigos,

no Evangelho deste Domingo, o vigesimo quinto apos o Pentecostes,
temos exposto o famoso dialogo entre O Senhor e o Jovem Rico.

O aspecto mais conhecido deste diálogo, é que um homem com disposição devota, percebe a superficialidade de sua busca pela salvação, quando o Senhor o convida a abandonar as suas posses mundanas para O seguir.

Deste dialogo surge a tao conhecida afirmação do Deus Verbo, sobre o quão dificil é para o rico adentrar no Reino dos Ceus.

Nós podemos refletir mais sobre este registro salvifico, sobretudo, considerando o que este nos diz, diretamente, para a nossa vida, nós, homens e mulheres cristãos do século XXI.

Devemos considerar, que o homem do dialogo com Cristo era alguem que de fato, buscava a Salvação. E isso é ressaltado no Evangelho com a caracterização de que o homem ficou entristecido, ao perceber que o chamado do Cristo erá pesado para ele. Ali não se tratava de um daqueles mal intencionados que buscavam lançar armadilhas retoricas para o Senhor. Não ! Era de fato um buscador.

E vemos que o SEnhor, que conhece o que habita no coração de cada homem, responde a ele indicando primeiramente que o caminho para herdar a Vida Eterna era seguir, viver os mandamentos.

Muitos de nós podemos pensar, como tambem pensou o jovem rico, que nós observamos sim os mandamentos....Afinal, nós não matamos ninguem, não roubamos, não nos comprometemos com nenhuma mentira, não cometemos adultério....Enfim, apenas tocamos a nossa vida, trabalhando, estudando, indo a Igreja com a regularidade que a nossa vida permite...

Dificilmente analisamos bem a nossa vida, se acreditamos mesmo que estamos em dia com os mandamentos.

Qual o primeiro mandamento ? Amar a Deus acima de todas as coisas. Será que realizamos isso ? De verdade ? É em Deus, em nosso relacionamento com Ele, que está o melhor do nosso coração, o melhor da nossa vontade, o mais ardoroso dos nossos anseios ?

Será que este nosso "melhor", não está no desejo pelo futuro material da nossa familia ? No progreso da nossa carreira ? Ou no desejo da concretização de nossas ideologias politicas ? Ou mesmo em certos hobbies, que por uma imaturidade assustadora elevamos ao nosso "tesouro espiritual" ? Ou os fã clubes não são verdadeiros lugares de culto ?

Se pensarmos mais detidamente, vamos poder olhar para cada um dos mandamentos e ver que , na melhor das hipoteses, cumprimos a parte que nos é mais facil, a parte que talvez mais nos agrade. E assim não fazemos dos mandamentos uma trilha para Deus, mas sim uma especie de carta abonadora de nossa vida cristã meramente formal. É uma maneira de eicaixarmos o cristianismo em um nicho de nossa vida, e ai a fé sagrada que Cristo nos legou com Sua Encarnação, Sacrificio e Ressurreição se torna uma religião, similar a todos os demais caminhos sem Cristo.

Foi nisso, em não analizar de fato como sua vida lidava com os mandamentos, que o jovem rico falhou. Ele presumiu os mandamentos como uma lista de topicos para ser socio de um gremio...Ele não entendeu que os mandamentos são os passos de um radical modo de vida.

Então, quando o Senhor lhe disse, que se era assim, se ele de fato vivia os mandamentos, agora só restava abandonar todas as posses e O seguir.

E ai o jovem rico e tolo, ainda que de bom coração mas tolo, percebeu que na verdade, havia algo que ele amava mais do que a DEus : Suas posses. E ai ja temos ao menos o primeiro mandamento indo para o espaço.

Quais são as posses ? Claro, podemos concluir qir eram riquesas materiais, patriomonio, dinheiro mesmo.

Ok, mas não precisaria ser necessáriamente assim. Ou os irmãos consideram que nossas posses, aquelas que suplantam Deus em nosso coração são apenas as posss materiais ?

Claro que não ! Pois msmo disse o Senhor, a respeito justamente disso ? Onde está o seu tesouro, ali está o seu coração.

Se voce tem tesouros neste mundo, voce vai aceitar os deixar para seguir Cristo ?

Muitos então compreendem que este deixar os tesouros seja um chamado ao monasticismo.

Mas não é necessariamente assim.  O deixar os tesouros, é os colocar abaixo do amor a Deus em nossas vidas.

Voce pode ser um pai de familia, voce poder ter uma carreira, voce pode se dedicar a uma arte, a um desporto...Mas o brilho dos seus olhos, a chama que arde em seu coração, a SUA ESPERANÇA, sta deve estar em Deus.

Isso é tambem, deixar suas riquezas e seguir a Cristo. POis se sua sperança está em Deus, tudo em sua vida será iluminado por essa esperança.
A fé não exige a negaçao da vida. Ela propoe a TRANSFIGURAÇÃO da vida, pois é isso que nosso batismo nos permite, pela graça de Deus, em Cristo nosso Senhor.

Se então, antes e tudo, olharmos para este Evangelho como um guiamento SÉRIO para nossa vida, nos vamos perguntar a nossa fé, o que devemos fazer para herdar a vida eterna. E nossa fé nos dirá para seguir os mandamentos como uma trilha de vida.

Se então, ao olharmos para esta trilha, percebemos a nossa falta de folego, e ao contrario de desistir do caminho, ou de tentar criar atalhos que só vao nos levar para o inferno (a distancia de Deus) , buscarmos o arrependimento, mesmo que em toda a nossa vida estejamos aquem do cumprimento pleno dos mandamentos, Deus vai nos agraciar com lagrimas de compunção, e estas lagrimas vão lavar os nossos corpos e alma cheios de impurezas, e pela MISERICORDIA de Deus, vamos ser remidos, e tornados dignos de herdar a vida eterna.

Irmãos, que Deus nos permita um olhar sério sobre nosso comprometimento com este modo de vida que os mandamentos nos propoe. Cristo, nosso Senhor e Juiz nos garante, que se buscarmos, vamos conseguir. Deus nos permita buscar !

Grande abraço !
No amor de Cristo,

Diácono Marcelo.