24º Domingo após o Pentecostes

O Bom Samaritano : Uma das mais belas e pouco compreendidas Parábolas de Nosso Senhor 

Entendendo as Parábolas de Nosso Senhor Jesus Cristo : O Bom Samaritano.

A parábola do Bom Samaritano é bem conhecida por muitos de nós desde a infância.

Achamos que a conhecemos muito bem, embora tenhamos conhecimento sobre apenas uma parte dela.

E assim, poucos sãos os que  conseguem conectar o sentido das  palavras de Cristo em seu próprio modo  de vida.

Cristo conta a parábola do bom  samaritano para responder à pergunta  de um doutor da lei sobre como ganhar  a vida eterna.

Todos os judeus sabia a resposta para  esta pergunta, já dada por Deus no  Antigo Testamento nos livros de  Deuteronômio (6:5) e Levítico (19:18). 

A resposta é o amor a Deus e ao  próximo. Cristo faz o doutor da lei dar ele mesmo  a resposta para a sua própria pergunta. 

O Salvador confirma a resposta e, acrescenta: "Fazei isto e viverás" (Lucas 10:28).

Mas o doutor da lei novamente pergunta: "Quem é o meu próximo?" 

Os Doutores da Lei consideram apenas os judeus como os seus próximos. 

Já os Fariseus consideravam assim apenas os homens que são tão justos como os próprios fariseus. 

O Senhor Jesus Cristo introduz um complemento a esta lei moral do Antigo Testamento, quando Ele conta ao escriba a parábola do Bom Samaritano, que o evangelista Lucas preservou para nós:

"E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.

E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.

Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira." (Lucas 10:30-37).

Os samaritanos e judeus eram antagônicos em razão de um cisma religioso. Para um judeu piedoso, uma samaritano era um homem impuro e desprezível. Mas o samaritano sabia que as obras de misericórdia ignoravam qualquer distinção entre os homens. 

De acordo com o Evangelho, todo homem é um "próximo", independentemente da sua origem ou convicções. 

O nosso próximo não precisa ser necessariamente nem uma pessoa bem intencionada, nem um amigo. O próximo pode ser nosso inimigo, rival político, nosso adversário ideológico, um homem que discordam de nós sobre a religião e outros temas, ou um homem psicologicamente e fisicamente agressivo contra nós .

É assim, pois cada homem é um "próximo", seja se ele é um dos nossos amigos ou parentes ou um total estranho. O amor aos "nossos" não deve encher nosso coração de forma a não deixar nenhum lugar para os "estranhos". 

A parábola do bom samaritano (assim como ocorre em todo o Evangelho) apaga as fronteiras entre o que é "perto" e que está "longe". 

Para Deus, ninguém está longe ou perto, pois todos são suas criações preciosas.
Poucos de nós podem amar a todos igualmente, mas nosso coração deve tentar sentir o valor de cada ser humano. Pode ser mesmo algo para além das nossas forças amar um inimigo, mas nós podemos olhar para este inimigo através do prisma do amor divino. 

É algo possível, dentro de nossas forças, reconhecer que Cristo morreu na Cruz também pelo nosso inimigo. Então temos nisso que algo nele é digno da morte de Cristo. Ele portanto não é um espaço em branco, mas sim uma criatura de Deus, que tem Sua imagem e semelhança. Deus Se fez homem para que o homem pudesse tornar-se deus. Deus se tornou humano, então o homem também deve ser humano. A humanidade dos homens manifesta a sua semelhança divina. 

A parábola do bom samaritano nos ensina que qualquer homem: seja ele doente, ladrão, pobre, ou inimigo, tem mais valor do que qualquer idéia abstrata de bondade, de bem-estar comum ou público, ou mesmo relativo as tradições regulamentares e cânones da Igreja.

A parábola do bom samaritano nos ensina uma hierarquia de valores: o homem vem primeiro, e Sábado vem depois. As instituições sociais e eclesiásticas servem ao homem, e não o homem que as servem. 

Como o samaritano, devemos primeiro ver o homem, sem considerar seu status na sociedade, se usa roupas finas ou trapos indigente, não importa.
 
O Senhor deu-nos a parábola do bom samaritano quando respondia ao Doutor da lei que perguntou o que deveria fazer para conquistar a vida eterna.

Quando Cristo responde com o mandamento do amor, o Doutor novamente Lhe fez uma pergunta básica: "Mas quem é o meu próximo?"
 
A parábola do bom samaritano, nos mostra que não pode haver mínimos exigíveis. A parábola ensina que o nosso próximo é todo homem que precisa de misericórdia.

Segundo os Padres, o homem que descia de Jerusalém a Jericó é Adão, que simboliza toda a humanidade

Nossos primeiros pais, que não se firmaram no bem e caíram em pecado, foram expulsos do Paraíso, da "Jerusalém celeste", e tiveram que viver no mundo, com muitas dificuldades. 

Os ladrões são os poderes demoníacos que por inveja da pureza dos primeiros homens os empurraram- para o pecado, privando-os da fidelidade à vontade de Deus e da vida no Paraíso. 

As feridas do homem são as conseqüências do pecado, que nos torna espiritualmente fracos.
 
O sacerdote e o levita são a lei do Velho Testamento, dada por Moisés, e ao sacerdócio de Arão, que não pode salvar o homem. 

O Bom Samaritano é Jesus Cristo, que nos deu o Novo Testamento e a graça de Deus (o azeite e o vinho na parábola) para curar nossas enfermidades.
 
A hospedaria é a Igreja de Deus, onde encontramos todas as coisas necessárias para a recuperação. 

O hospedeiro é a soma dos pastores da Igreja e dos catequistas , a quem Deus paga para cuidar do rebanho. 

A partida do Samaritano na manhã simboliza a aparição de Cristo após Sua ressurreição e também a Sua gloriosa Ascensão. 

Os dois denários, dados ao hospedeiro, são a Revelação Divina, na Sagrada Escritura e na Tradição.

Finalmente, a promessa do Samaritano para retornar à pousada para um acerto de contas final é uma profecia da Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo, quando a cada homem será dado segundo suas obras.

Esta pequena porção da parábola do bom samaritano nos ensina quem é o nosso próximo, e como nos devemos nos tornar cristãos. 

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." (I João 4:7).

Rev.Arcipreste Victor Potapov.